quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Armário cápsula: um pequeno passo para o bolso, um grande passo para o estilo | 10 peças essenciais

Quem nunca olhou para o seu guarda-roupas e, mesmo que ele estivesse recheado, se viu sem opções, ou até proferiu a famosa frase: "eu não tenho roupa!"? Particularmente, posso dizer que já passei por isso diversas vezes, mas desde que conheci o tal do armário cápsula, muita coisa mudou.

A ideia desse projeto é compilar peças básicas facilmente adaptáveis de acordo com o estilo e a ocasião, combinando-as entre si e com roupas e acessórios statement (tema para um próximo post). Justamente por serem mais simples, acabam não marcando tanto o look, de modo que você pode usá-las por diversas vezes, de formas diferentes, que o outfit vai ser outro!

Caso você ainda não esteja convencido de que esta é uma boa ideia, deixa eu te contar: seu bolso vai agradecer - e o meio ambiente também! Isso porque a quantidade de peças desse armário é bem reduzida, não sendo necessário investir rios de dinheiro para conseguir fazer combinações diferentes.

Como cada um tem o seu estilo, o conceito dessa cápsula pode mudar de pessoa para pessoa. Contudo, selecionei algumas peças "universais", que vão facilmente do rocker ao romântico.

1. Camisa branca

Muitas vezes ligadas ao universo masculino, as camisas estão, cada vez mais, ganhando o coração da mulherada. A diversidade de modelos, tecidos e cortes existentes no mercado hoje, nos dá muita opção de escolha, de acordo com a proposta desejada. 
A camisa oversized, aquela propositalmente maior do que usaríamos normalmente, costuma ser usada para criar visuais despojados, sendo combinada com peças mais básicas, como a calça jeans - o que fica lindo! Todavia, é possível criar um look mais chique ao misturá-la com tecidos finos, alfaiataria e acessórios, como na foto acima, lado esquerdo. 
Para as mais delicadas, uma saída é recorrer às mangas bufantes, pulsos ajustados e / ou babados, como na imagem do lado direito. 
Em relação ao tecido, como mencionado anteriormente, vai do seu gosto. Entretanto, o algodão é uma ótima pedida.

2. Calça jeans

Existe algo mais versátil do que o jeans? As calças nesse tecido são neutras, de modo que o caráter do outfit vai se dar pelo seu conjunto com outras peças: caso queira algo mais básico, se jogue em t-shirts lisas, em tons da escala de cinza ou terrosos. Agora, se você pretende usá-las em ocasiões formais, aposte em blusas mais refinadas, com cortes diferenciados. 
O modelo escolhido também faz toda a diferença: na foto, temos uma mom jeans, uma skinny e uma flare, respectivamente. A primeira é maravilhosa para o dia a dia, por ser confortável e descontraída. A skinny é aquela justinha desde a cintura até a canela. Por conta disso, o ideal para as que tem coxas  fartas é optar por uma parte de cima mais soltinha, para criar um contrapeso e não ficar com o visual vulgar. Por fim, a flare, especialmente a de cintura alta, valoriza muito o corpo, marcando a cintura e disfarçando qualquer gordurinha que você queira esconder. Na minha opinião, esta é a mais elegante entre as comentadas. Para além destas, existem vários outros modelos, como as de corte reto, clochard (aquelas com um franzido na cinuta), etc.
Outra tecla importante a ser batida: o cós. As calças de cintura baixa, febre nos anos 2000, estão em alta, mas é preciso redobrar a atenção caso você adote esta tendência - elas tendem a marcar bastante a barriga e desvalorizar a cintura. Ademais, a longo prazo, podem até deformar o seu corpo (talvez eu tenha sido um pouco parcial nesse quesito, porque detesto essa modelagem)! O cós alto, por outro lado, valoriza suas curvas, te deixa mais esguia e elegante.
Outro aspecto a se considerar é a lavagem: tons claros são mais despojados, ao passo que, quanto mais escuras, mais chiques elas serão (em regra). Eu amo todas, e vocês? 


3. Blazer preto

O blazer é uma excelente alternativa de terceira peça: seja com vestido, jeans ou em sua versão mais moderna - fechado como uma faixa, fazendo as vezes de uma blusa ou vestido -, ele certamente vai trazer sofisticação ao seu visual. 
Minha dica para não errar é optar por um modelo mais alongado e reto (os curtinhos e acinturados constumam passar um ar mais careta que eu, pessoalmente, não gosto tanto). 
Em relação às ombreiras, quanto mais avantajadas, mais imponente a imagem que você passa, mas atenção: isso pode deixar seus ombros excessivamente largos.
Como a ideia é investir em poucas peças, o modelo que mais indico é o clássico com botões, que pode ser usado aberto ou fechado, sendo assim, mais versátil.


4. Calça de alfaiataria preta

Peças de alfaiataria são aquelas alinhadas, com corte e caimento perfeitos e um tecido estruturado. Assim sendo, são uma escolha maravilhosa para ocasiões formais, como reuniões de negócio, trabalho em escritório, etc - a primeira imagem é um ótimo exemplo disso (o tênis branco pode ser substituído por uma sandália de tiras ou um scarpin preto / nude se as circunstâncias exigirem). Apesar disso, é plenamente possível fazer uma "brincadeira" com diferentes estilos, colocando a calça com t-shirts divertidas, croppeds e tênis, quebrando esse formalismo todo. Neste aspecto, o segundo e o terceito looks mostram a ideia muito bem, provando que não há limites para a criatividade na hora de se vestir.


5. Jaqueta jeans

A jaqueta jeans contém um dos mais importantes elementos para um armário cápsula: versatilidade. Como mencionei anteriorente, o tecido é neutro, combinando com tudo, e pode ser usado de diversas maneiras - aberta, fechada (como se fosse uma camisa), amarrada na cintura, sobre os ombros...
A escolha da lavagem é algo bem pessoal, vai do que você acha mais bonito mesmo. Minha única ressalva é que as mais lisas "marcam" menos, ao contrário das com estampas e desenhos, que todos reparam (isso pode ser um problema, porque faz com que você use menos).
Tratando do tamanho, sou apaixonada pelas oversized, porque ficam bem com tudo: jeans, vestidos, saias... As justinhas são lindas também, mas não deixam o visual tão cool. O comprimento é outra coisa a se reparar - quando muito curtinhas ou muito longas, podem te deixar achatada, mas depende da forma como você usa. O meio-termo é sempre uma boa opção nesses casos.

6. Blusa preta

A blusa preta, seja ela uma t-shirt básica, uma gola alta ou uma regatinha canelada, serve de base para muiiitos looks. Esses foram só alguns dos exemplos mais básicos que pensei, mas você pode ir além, optando, por exemplo, por uma de ombro a ombro ou de uma manga só, sempre lembrando que quanto mais diferente e detalhada, menos básica ela é e mais foge da proposta de um armário cápsula.
Neste tópico, acho interessante você investir em mais de uma, já que é algo que usamos tanto. Caso queira variar, pode optar por tons da escala de cinza, como o branco, ou terrosos - nude, bege, marrom... Você escolhe! É interessante dar preferência para essas cores porque elas combinam com todas as peças e vão bem em diversas ocasiões.
Dica: para aquelas que viajam bastante ou moram em lugares que fazem frio, a blusinha de gola alta e mangas compridas é a escolha perfeita, pois além de linda e estilosa, é quentinha e combina muito com sobreposições e terceiras peças (ideal para o inverno).

7. Tênis branco

Além de confortável, o tênis branco é mega estiloso! Seja com roupas despojadas ou até formais, ele trará um toque fashion ao outfit. Como vocês podem ver pelas fotos, trouxe três exemplos mega queridinhos: os ugly shoes (ou dad / chunky sneakers), que são mais pesados e pedem uma confiança para calçá-los; o all star, um clássico que nuuunca sai de moda (além de ter um ótimo preço) e o branquinho tradicional, sem muitos detalhes e com um design básico. Caso queira investir em um modelo com custo maior, mas que dure por muito tempo, recomendo dar uma olhada nos da Louis Vuitton - tem um mais lindo do que o outro. Sonho!

8. Vestido preto

Muito marcado pela musa Audrey Hepburn no clássico "Bonequinha de Luxo", o pretinho básico é sinônimo de elegância. O que muitos não sabem, porém, é que a peça pode ser usada de infinitas formas: primeiramente, não existe mistura mais girl boss do que o vestidinho preto com acessórios sofisticados, sandálias de tiras, joias delicadas e óculos de sol; trench coats e blazers alongados, terminando na mesma altura que o vestido, também trazem essa sofisticação; se o seu objetivo for quebrar um pouco a sobriedade do preto, aposte em combinações com jaquetas jeans e tênis. 
Outra prova de que o little black dress é hiper versáril é que ele pode ser usado como blusa ou saia: para a primeira função, é só usar um modelo mais sequinho embaixo, colocando uma calça ou saia por cima. Da mesma forma, uma blusinha por cima vai deixar o aspecto de que seu vestido é, na verdade, uma saia!

9. Coturno ou ankle boot pretos

O coturno é maravilhoso para aquelas que buscam conforto e estilo ao mesmo tempo. Traz um peso ao visual, devido ao fato de ser bem estruturado, grande e, muitas vezes, ter solado tratorado. Caso não queira passar essa imagem, a dica é vestir roupas mais leves, como vestidos e saias, deixando toda a rebeldia para a parte dos pés. Outra alternativa são as ankle boots, essas botinhas de cano baixo que também vão com tudo, mas não têm tanta personalidade quanto o primeiro calçado mencionado. Eu amo os dois, e, novamente, tenho que declarar minha paixão platônica pela Louis Vuitton, que tem as botas mais lindas da vida! Quem sabe um dia, né mores?

10. Jaqueta de couro

Por último, mas não menos importante, não poderia deixar de mencionar a jaqueta de couro, provavalemente a peça que eu mais uso do meu guarda-roupas! Assim como falei do coturno, ela também pesa o visual, o que não me é um problema. Caso seja pra você, o truque é o mesmo que citei antes: usá-la com peças mais levinhas. 


Feitas as minhas indicações, gostaria que vocês se atentassem a um detalhe muito interessante: basicamente, todas as peças combinam entre si! Isso ocorre por elas, além de básicas, serem de tons neutros. Incrível, né?! 


Considerações importantes
  • Cada estilo é único. Essa "curadoria" reúne algumas sugestões, visando englobar todas as pessoas, mas cabe a você observar se a roupa a ser adquirida combina com sua personalidade ou não. Para isso, dê uma chance! Afinal, só tem como saber se tentar.
  • Ao escolher suas roupas, preze sempre pelo tamanho certo. Se tiver a chance de prová-las, ótimo; senão, tire suas medidas e compare com as da descrição do produto.
  • Conforme comentei no início, essa é a base dos lookinhos. Para criar combinações mais divertidas e únicas, os acessórios serão seus maiores aliados! Além disso, nada te impede de investir em outras roupas para ir criando um armário totalmente personalizado.

4 comentários:

  1. Amiga, amei as dicas, adoraria ter um armário capsula, até porque tenho quase todas as peças listadas acima. Só me falta a coragem.
    Estou ansiosa pelas novas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amoo a ideia, e acho que é uma ótima base para qualquer armário, mas não me limito a ele.

      Obrigada, amiga!! ♥

      Excluir